São Paulo é o maior do século!

Ranking Ademir Quintino, o Tricolor Paulista continua folgado na liderança, como o maior clube do século.
Para que você entenda as regras do ranking:
* Só Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores valem os pontos.
* O Clube passa a pontuar apartir do 04° (quarto lugar) em uma das competições.
* Ponto de largada do ranking é o ano de 2001, ínicio do século XXI.

Pontuação:
Copa Libertadores: 1° (200), 2° (100), 3° (050) e 4° (025)
Campeonato Brasileiro: 1° (100), 2° (050), 3° (025) e 4° (010)

Classificação Geral - Clubes:

01° São Paulo FC - 700 pontos
02° Santos - 435 pontos
03° Internacional - 350 pontos
04° Grêmio - 300 pontos
05° Atlético PR - 250 pontos
06° Cruzeiro - 185 pontos
07° Corinthians - 150 pontos
08° São Caetano - 150 pontos
09° Fluminense - 145 pontos
10° Flamengo - 125 pontos
11° Palmeiras - 080 pontos
12° Goiás - 025 pontos
13° Coritiba - 025 pontos
14° Atlético MG - 010 pontos

Classificação Geral - Estados/Regiões:

01° São Paulo - 1515 pontos
02° Rio Grande do Sul - 750 pontos
03° Paraná - 275 pontos
04° Rio de Janeiro - 270 pontos
05° Minas Gerais - 195 pontos
06° Goiás - 025 pontos

Veja o desempenho dos clubes desde o começo para comprovar a credibilidade de nosso sistema de estatística.

2001:

1° Brasileirão – Atlético Paranaense com um ataque avassalador com Alex Mineiro e Kleber Pereira, com jogadores que armavam como Kleberson, o clube curitibano mostrava a sua força para vencer e convencer e se inserir de uma vez por todas como um grande clube do futebol brasileiro.


2° Brasileirão – São Caetano chegava pela segunda vez a uma decisão de campeonato brasileiro, um ano antes havia chegado à decisão contra o Vasco, nas duas ocasiões foi derrotado para a tristeza do velho Ademar e do jovem promissor Anaílson.


3° Brasileirão – Fluminense O clube carioca estava no fundo do posso, recentemente rebaixado para a Série C do futebol nacional, (Fluminense voltou apenas para a primeira divisão devido ao estranho regulamento da Copa João Havelange) o clube fez um ótimo Brasileirão sendo derrotado pelo São Caetano de Ademar em pleno Maracanã.


4° Brasileirão – Atlético Mineiro Em 2001 os mineiros fizeram a sua última grande campanha em um campeonato brasileiro, nos últimos anos o Galo já chegou a ser rebaixado.

1° Libertadores – Boca Juniors Com a ajuda Edílson Pereira de Carvalho os argentinos derrotaram o Cruz Azul na decisão, deixando o currículo de Carlos Bianchi ainda mais extraordinário.


2° Libertadores - Cruz Azul O time fez história, foi o primeiro clube do México a decidir uma Libertadores, só não venceu porque foi prejudicada pelo mal intencionado árbitro Edílson Pereira de Carvalho.


3° Libertadores - Palmeiras O time comandado pelo craque Alex parou na Semi-Final contra o Boca Juniors em uma decisão de pênaltis no Palestra Itália.


4° Libertadores - Rosário Central Depois do vice-campeonato da Conmebol em 1998, o Rosário fez a sua última boa campanha em um torneio internacional.

2002:

1° Brasileirão - Santos FC Depois do fracasso de Celso Roth, e das contratações que não funcionaram como Rincon, Marcelinho, Edmundo e Viola, o Peixe obteve muitos problemas financeiras, então contratou o treinador Emerson Leão, e com uma das melhores gerações da história do clube, que tinha jogadores como Robinho, Elano, Léo e Diego, o Alvinegro de Vila Belmiro conquistou o título contra o seu arqui-rival na despedida do campeonato brasileiro com fase em play-off.

2° Brasileirão - Corinthians Um time que no ano 2000 conquistou o maior título da história, Mundial de Clubes. O Timão tinha um ótimo elenco comandado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, o time de Parque São Jorge só não conquistou o título porque enfrentou um time iluminado e qualificado.

3° Brasileirão - Grêmio Fez um bom campeonato brasileiro, mas parou na semifinal garantindo uma vaga para a Libertadores do ano seguinte.

4° Brasileirão - Fluminense Clube que em 2002 confirmou o seu ressurgimento com mais uma boa campanha, só que agora sendo derrotado pelo forte Corinthians.

1° Libertadores - Olimpia Depois de muitos anos o futebol paraguaio voltava a conquistar a Libertadores, foi um título épico, derrotando o São Caetano nos pênaltis em pleno Pacaembu.

2° Libertadores - São Caetano O time tinha a oportunidade de ganhar a Libertadores e enfrentar o Real Madrid no Mundial de Clubes, o time do ABC chegou até em acreditar quando venceu a primeira partida da final em Assumpção contra o Olimpia, tinha apenas que vencer ou empatar jogando em São Paulo, mas infelizmente o técnico Jair Picerni se transformou em Jair "Vicerni" e o São Caetano perdeu a decisão nos penaltis.

3° Libertadores - Grêmio O tricolor dos Pampas para na semifinal contra o Olimpia e não conseguiu chegar ao tricampeonato do torneio continental.

4° Libertadores - AméricaMEX Queria repetir o feito do Cruz Azul, mas o clube mexicano parou no forte time do São Caetano.

2003:

1º Brasileirão - Cruzeiro Com um excepcional trabalho de Wanderley Luxemburgo e tinha jogadores no meio de campo como Maldonado, Wendel, Augusto Recife e Alex, os mineiros montaram um dos grandes times de sua história e levantou a primeira taça do campeonato brasileiro na era por pontos corridos.

2º Brasileirão - Santos O Santos tinha basicamente o mesmo elenco do time que conquistou o torneio em 2002, mas a queda de rendimento de Robinho fez do Alvinegro de Vila Belmiro perder o título.


3° Brasileirão - São Paulo Depois de tantos insucessos como em 2002, quando caiu ridiculamente diante do Santos nas quartas-finais, o clube voltava a se classificar para a Copa Libertadores.


4° Brasileirão - Coritiba O time do estado paranaense fez uma grande campanha, depois do título conquistado contra o Bangu nos anos 80, foi a principal participação do Coxa Branca na história do Campeonato Brasileiro.

1° Libertadores - Boca Juniors Time comandado por Carlos Bianchi voltou a reinar na América, com um craque chamado Carlito Tevez que arrebentou com o Santos de Robinho na decisão.


2° Libertadores - Santos O Peixe voltava a disputa da Libertadores depois de 18 anos, fez uma campanha maravilhosa que relembrou os bons tempos de Pelé e companhia, mas não conseguiu levar a taça.


3° Libertadores - Indenpendente Medelin Equipe sem tradição no cenário nacional e internacional, mas se destacou nessa edição com um jogador chamado Mauricio Molina, foi eliminado na semifinal diante do Alvinegro Praiano.


4° Libertadores - América de Cali Equipe fez uma boa campanha, mas serviu de saco de pancada durante o torneio para Santos e Boca Juniors, levou goleadas de (5x1) para o Santos e (4x0) para o Boca jogando em sua própria casa.

2004:


1° Brasileirão - Santos Um título épico e com todos os ingredientes se tornou o título mais dramático da história do Peixe, mesmo com os problemas o time de Vila Belmiro ergueu o troféu, foram anulados 12 gols legítimos do atacante Deivd durante o torneio, seqüestraram a mãe do craque do time, neste campeonato o Santos foi o primeiro prejudicado pelo juiz Edílson Pereira de Carvalho, no jogo em que foi derrotado pelo São Caetano por (1x0).


2° Brasileirão - Atlético PR Washington entrou para história como maior artilheiro em uma edição de campeonato brasileiro, mas o Furacão não conquistou o título porque vacilou na reta final, conseguiu ser derrotado pelo fraco e ridículo Vasco em São Januário.


3° Brasileirão - São Paulo Montava a base para se tornar o grande clube do futebol brasileiro nos próximos anos.


4° Brasileirão - Palmeiras Voltava da Série B por cima da “carne seca", fez um ótimo campeonato brasileiro, se reestruturou e voltou a postular como grande clube do futebol nacional.

1° Libertadores - Once Caldas Montou as duas linhas de quatro jogadores no meio-campo da história do Futebol Mundial. Com Henao, goleiro heróico que foi decisivo na decisão contra o Boca Juniors quando defendeu dois pênaltis.


2° Libertadores - Boca Juniors Queria levantar a taça e comemorar o segundo título seguido, mas não foi pairo para os colombianos do Once Caldas.


3° Libertadores - São Paulo Comandado por Cuca, o Tricolor confirmou a fama de Bamby e perdeu a vaga na decisão no último minuto.


4° Libertadores - River Plate Foi derrotado pelo seu arquiinimigo Boca Juniors, em um jogo que foi motivo de chacota, pela comemoração do gol de Carlito Tevez imitando uma galinha, esta comemoração foi uma provocação, porque este é o apelido do River Plate que sempre nada mas morre na praia.

2005


1° Brasileirão - Corinthians Com a contratação de vários craques, com a chegada do novo patrocinador, o Timão só levou o campeonato brasileiro graças ao cancelamento das partidas apitadas pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho.


2° Brasileirão - Inter/RS O Colorado gaúcho tinha a melhor campanha, mas não levou o torneio pelo escândalo do apito provocado pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho.


3° Brasileirão - Goiás Com uma arrancada extraordinária o time de Paulo Bayer, Souza e Rodrigo Tabáta levaram o clube esmeraldino a melhor campanha de sua história no campeonato brasileiro.


4° Brasileirão - Palmeiras Com um belo trabalho desenvolvido pelo técnico Emerson Leão o Alviverde imponente conseguiu a vaga na Libertadores, graças as sete derrotas consecutivas do Fluminense, que na época era comandado por Abel Braga que ainda tinha a fama de "pé frio".


1° Libertadores - São Paulo Com um goleiro extraordinário, fantástico e artilheiro o Tricolor mostrou a sua força e levantou o caneco pela terceira vez em sua história, se tornava o maior conquistador brasileiro da Libertadores da América.


2° Libertadores - Atlético PR Em 2004 o técnico Antonio Lopez deu vexame na Libertadores com o Coritiba, mas com o Furacão fez um ótimo trabalho e conquistou a melhor campanha disparada da história do Furacão na Libertadores.


3° Libertadores - River Plate Foi eliminado em pleno Monumental de Nuñes pelo São Paulo com gol de Fabão, sem comentários.


4° Libertadores - Chivas Poderia ter chegado a decisão, mas priorizou o campeonato mexicano e escalou time reserva para enfrentar o Atlético Paranaense, foi eliminado.

2006


1° Brasileirão - São Paulo Campeão de forma antecipada e sem sustos, o clube voltava a conquistar o campeonato nacional depois de 15 anos de espera.


2° Brasileirão - Inter/RS Lutou bravamente contra o São Paulo, mas acabou priorizando a disputa do Mundial de Clubes contra o Barcelona em Yokohama no Japão.


3° Brasileirão - Grêmio A exemplo da Sociedade Esportiva Palmeiras, os gaúchos voltaram da Série B mais competitivos, ótimo trabalho desenvolvido por Mano Menezes.


4° Brasileirão - Santos Depois de um começo irregular o Peixe se acertou depois da contratação de Zé Roberto para vestir a camisa 10 do Rei do Futebol Mundial.

1° Libertadores - Inter/RS O treinador Abel Braga tirava de seu currículo a fama de "pé frio" e levava o clube do Rio Grande para a maior conquista de sua história.


2° Libertadores - São Paulo Foi derrotado em seu estádio pelo Internacional, ali o Tricolor perdia o título para desespero do cartola Marco Aurélio Cunha.


3° Libertadores - Chivas Assim como Silvio Ruiz, o Chivas foi embalsamado pelo São Paulo do atacante Ricardo Oliveira.


4° Libertadores - Libertad Depois do Olimpia um clube do Paraguai fazia uma ótima campanha na Libertadores da América, sendo eliminado apenas pelo campeão, Internacional.

2007


1° Brasileirão - São Paulo Campanha extraordinária, com a marca da competência de Muricy Ramalho, que conquistou o cinta campeonato, fez a melhor campanha de um clube na era dos pontos corridos.


2° Brasileirão - Santos No campeonato paulista o Peixe derrotou o São Paulo e levantou o bicampeonato, mas no Brasileirão o time de Wanderley Luxemburgo teve que se contentar com o vice-campeonato.


3° Brasileirão - Flamengo No primeiro turno o Flamengo foi ridículo, com grandes probabilidades de ser rebaixado, mas com o contratação de Joel Santana, veio a maior arrancada do clube na história do brasileirão, que rendeu uma vaga na Libertadores da América.


4° Brasileirão - Cruzeiro Com um time de jovens, o técnico Dorival Júnior atinge novamente seu objetivo no ano, e leva o clube mineiro para a libertadores da América.

1° Libertadores - Boca Juniors Com Riquelme, Palácio e Palermo, os argentinos conquistaram pela sexta vez o título de melhor clube das Américas.


2° Libertadores - Grêmio Após uma guerra vencida contra o Santos, o Grêmio foi desgastado para a decisão, foi massacrado e humilhado pelo Boca Juniors nas duas partidas, placar unificado (Boca Juniors 5 x 0 Grêmio)


3° Libertadores - Santos A primeira fase o Santos teve 100% de aproveitamento, durante a Libertadores inteira teve 87,1%, mas de nada valeram este números que a única derrota que o clube sofreu, foram o suficiente para desclassificá-lo da maior competição de clubes do nosso continente.


4° Libertadores - Dep. Cucúta Com um goleiro chamado Zapata e um atacante panamenho os colombianos fizeram história e saíram da Libertadores com o título de "El Futbol arte".

2008
1° Brasileirão - São Paulo Após um primeiro turno irregular, o Tricolor Paulista ficou 18 jogos invicto e conquistou a taça de Hexacampeão brasileiro, graças ao excelente trabalho de Muricy Ramalho.


2° Brasileirão - Grêmio Após eliminações no campeonato gaúcho e na copa do brasil, o tricolor dos pampas se preparou de forma adequada para o Brasileirão, mesmo com um time sem grandes investimentos, o técnico Celso Roth desenvolveu um excepcional trabalho levando ao Grêmio a melhor campanha na era de pontos corridos.


3° Brasileirão - Cruzeiro O time mais técnico deste Brasileirão capaz de massacrar o Santos no Mineirão por (4x0) e ser massacrado pelo Náutico nos Aflitos por (5x2). Muito irregular, mas merece a vaga na Libertadores, porque Flamengo e Palmeiras foram piores.


4° Brasileirão - Palmeiras Que papelão em Wanderley Luxemburgo, só se classificou para a Libertadores porque o Flamengo foi derrotado pelo Atlético em Curitiba, mas precisa-se vencer seria eliminado, pois foi derrotado pelo Botafogo em pleno Palestra Itália.

1° Libertadores - LDU Primeiro título de uma Libertadores para um clube equatoriano, com um goleiro milagreiro Cevallos (o novo Henao), a equipe escreveu uma nova página na história do Maracanã, porque foi lá onde bravamente superou a "língua de Renato Gaúcho" e o Fluminense, por isso a América vai se recordar do "Maranazo blanco".


2° Libertadores - Fluminense Derrotou o São Paulo com gol nos acréscimos, eliminou o Boca Juniors com autoridade, perdeu para LDU... O tricolor carioca é o grande Robeen Hood da história da Libertadores.


3° Libertadores - Boca Juniors Assim como Renato Gaúcho, Riquelme pagou pela língua, havia dito antes do confronto contra o Fluminense que "um clube grande como o Boca Juniors não poderia ser eliminado contra um time pequeno do futebol brasileiro".


4° Libertadores - América MEX A barriga do Cabañas é tão ridicula, que os brasileiros do Santos e Flamengo o desprezaram, ele não ligou e eliminou ambos, mas o LDU estava esperta e vingou os brasileiros.

2009
1° Libertadores - Estudiante de Veron, Fernandes, Boselli e companhia limitada, fez uma campanha perfeita, ganhando o título com classe, contra o Cruzeiro dentro do Mineirão.

2° Libertadores - Cruzeiro de Kleber, Ramires e Fábio fez uma linda campanha, onde destruiu brasileiro como São Paulo e Grêmio, não conquistou o título porque tinha um adversário mais forte na decisão.

3° Libertadores - Grêmio fez a melhor campanha da primeira fase, com isso decidiu até o fim os mata-matas em seu estádio, só que se deu mal, mesmo com a contratação do bicampeão Paulo Autuori, o time do Sul deu tchau na semifinal.

4° Libertadores - Nacional de Montevideu, colocou novamente um time uruguaio no cenário internacional, depois de décadas, o país voltava a semifinal de uma Copa Libertadores.

1° Brasileiro - Flamengo de Adriano Imperador e Petkovic Maestro, campeão com uma arrancada maravilhosa no final, dando ao Rio de Janeiro o gostinho de quebrar a hegemonia do futebol paulista.

2° Brasileiro - Inter de D'Alessandro, vicecampeão que sempre se manteve na zona de classificação para a Libertadores, mas sempre foi irregular, chegando a ultima rodada, dependendo do Grêmio, lógicamente não conseguiu levantar a taça.

3° Brasileiro - São Paulo teve o título nas mãos, mas as pifias atuações contra Botafogo e Goiás pulverizaram qualquer hipótese de Hepta/Tetra para o Tricolor Paulista.

4° Brasileiro - Cruzeiro foi heróico, com uma incrivel arrancada no fim, atropelou Atlético e Palmeiras na reta de chegada, concretizando a vaga dentro da Vila Belmiro contra o Santos.

Estatística Felipe Takashi
felipetakashi@globo.com
www.blogsantista.com.br/felipe