Erros de um passado não muito distante
O Santos planejava realizar as contratações necessárias para fechar o elenco para a próxima temporada até o fim deste ano.Esquecer 2008 parecia uma necessidade emergente, mas muitas peças ainda são necessárias para montar um time competitivo.
Faltam no mínimo um atacante, um volante e um lateral direito (o maior tormento na última temporada); ou seja pelo menos três reforços.
Durante o ano de 2008, a luta do glorioso foi para fugir das ultimas colocações, e após o término do Campeonato Nacional, o discurso dos dirigentes era de que a lição tinha sido digerida e o aprendizado muito grande. Parece que não!
O primeiro passo seria a rápida escolha do treinador. Algo que não aconteceu. Márcio Fernandes renovou o contrato no dia 12 de dezembro, e a partir daí, colocou uma lista por novos reforços para o elenco.
Somente três jogadores foram contratados até aqui. Lucio Flavio, que negociava com o Peixe há três meses, Madson e Triguinho - todos vindos da Cidade Maravilhosa.O final do ano já é eminente sem o alvinegro definir o seu time. Outra contratação considerada prioritária, a de um atacante para fazer dupla com Kleber Pereira, também segue indefinida. Diversos nomes já foram citados, mas nenhuma contratação consumada. A demora na montagem do elenco já incomoda a grande maioria da“pátria santista”. Nada de presente de Natal. Nomes de peso são esperados apenas através da parceria com Delcyr Sondas. O novo parceiro teve apenas uma pequena participação na contratação de Madson.Qualquer semelhança é mera coincidência, mas a lembrança dos problemas vividos com a montagem da equipe para 2008 vem à tona. O início do ano foi extremamente parecido e o final desastroso, quase culminando com um rebaixamento para série B.
Desculpe-me pelo texto até certo ponto pessimista, mas prefiro ser um realista, tentando alterar o presente que não é promissor, pelo menos por enquanto, do que ser um otimista, cheio de fantasias e me decepcionar assustadoramente em um curto espaço de tempo!
Texto de Ademir Quintino - Agência AQ