Será que ela voltará em breve!

A Portuguesa tropeçou mais uma vez dentro de casa e tragicamente foi rebaixada para a Série B. Depois de ficar no 0 a 0 diante do Goiás, na semana passada, a Lusa voltou a empatar, agora por 2 a 2 diante do Sport, neste domingo, no Canindé, pelo Campeonato Brasileiro da série A, e agora não tem mais chances matemáticas de lutar pela permanência na Primeira Divisão. Edno e Jonas fizeram os gols do time da casa, enquanto Márcio Goiano e Fumagalli marcaram para a equipe pernambucana.

A Lusa ficou cinco anos na série B - 2003,2004,2005,2006 e 2007. Voltou este ano 2008 e não conseguiu se firmar. Foram muitos os erros cometidos. Agora é o momento de verificar esses erros para que eles não sejam repetidos e a Portuguesa faça uma equipe competitiva que não tem desde os anos 90, quando disputou diversos títulos - finais de Paulista e Brasileiro.

O torcedor lusitano está sendo muito castigado. Não quero culpar só o técnico Estevam,pois seria uma análise muito simplista e injusta; mas que ele tem muita culpa no cartório, é fato! Vejamos o Figueirense que pode até cair, mas vem de duas vitórias seguidas - trocou o treinador faltando três rodadas e o alvinegro de Santa Catarina, vai no mínimo até a última rodada em condições de escapar. Acho que a diretoria perdeu uma grande oportunidade de fazer o mesmo.

A única excessão dos pensamentos meus iguais aos de Estevam, foi que a Lusa caiu após o jogo contra o São Paulo: " A derrota para o São Paulo fez nosso time cair de produção. Até o clássico, a Portuguesa estava jogando bem e com personalidade. Mas aquele gol no fim do jogo mexeu com a nossa equipe. Enquanto o São Paulo, a partir daquele resultado, assumiu a liderança e correu atrás do título, nós ficamos abalados e não conseguimos reagir" - analisou o treinador.

Não quero críticar somente a diretoria, pois não vai trazer a Lusa de volta a série - A. Agora esta mesma direção tem uma obrigação. Recolher os cacos e voltar o ano que vem. Cai receita, investidores, torcida que é a mais fanática de São Paulo, mas a nova geração em virtude dos últimos resultados não aumenta,pois o combustível para o crescimento de uma torcida é efetivamente o número de títulos.

Quero estar enganado, mas não vejo com bons olhos o futuro da Lusa. Queira Deus, eu esteja errado.