FINAL DE UMA TEMPORADA PARA SER ESQUECIDA

Domingo, às 19h10, em Vila Belmiro, o Peixe tem uma decisão antecipada. Não, torcedor... O alvinegro não será campeão de nada mesmo vencendo, mas afastará uma possibilidade (remota) de conhecer a série B na próxima temporada.

Apesar de estar na 13 ª colocação, o alvinegro pode entrar em campo em uma situação muito mais incomoda, dependendo de uma combinação, pouco provável, de resultados nesta rodada.

Haverá muitos confrontos diretos entre os concorrentes de baixo da tabela, mas o relaxamento da equipe dirigida por Márcio Fernandes foi notada, principalmente nas duas últimas rodadas (Palmeiras 1X2, Vasco 0X1) o que não poderia ter acontecido. Segundo um site dos mais respeitados no país, o Peixe tem a 3ª maior folha salarial do País, atrás apenas de Palmeiras (o dobro) e Inter/RS (virtual finalista da Copa Sul-Americana).

O alvinegro terá três desfalques: Fábio Costa e Rodrigo Souto suspensos, além de Fabiano Eller no departamento médico. Douglas, Adriano e Adaílton ganham a condição de titulares.

Até a diretoria que chegou a se manifestar no site oficial do clube que não teríamos mais promoções até o fim da competição, voltou atrás e diminui os valores dos mesmos para que o torcedor compareça e empurre o seu time que não venceu nas últimas três rodadas.

Esta temporada não ficará na memória de toda a “pátria santista”. No Paulistão, o time começou muito mal e recuperou-se no final, mas sem tempo suficiente para garantir uma vaga nas semifinais e sonhar com o terceiro título consecutivo. Na Libertadores, apesar de ter ido até as 4ª final, foi no limite e se não fosse assaltado na Cidade do México, poderia ter sido semifinalista; mas não foi e tão pouco empolgou. No Brasileirão, ficou quatorze rodadas na zona de rebaixamento.

Uma vitória convincente se faz necessário domingo para esquecer 2008, se despedir com hombridade contra Coritiba, Atlético/MG e Náutico e planejar 2009 e não acontecer como no ano passado, que se demorou demais para preparar a equipe que foi um fiasco neste ano.

Mais uma vez, o torcedor vai fazer a sua parte e virar o décimo - segundo jogador contra o “mistão” do Colorado que está muito mais preocupado com o Chivas no jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana; mas não subestimem o campeão mundial de 2006 que tem entre seus reservas – Daniel Carvalho, Tyson e emplacou uma sonora goleada contra o Ipatinga no último domingo.

Tenho uma série de informações de erros que foram cometidos durante 2008, mas o momento é de todos os torcedores, associados e simpatizantes do clube se unir e pelo menos por enquanto jogar a sujeira para debaixo do tapete. Após matematicamente, afastar qualquer possibilidade de retornar a zona da degola faremos um balanço mais detalhado.