A empresa KPMG que realiza a auditoria sobre as finanças do Alvinegro ainda não foi finalizada, mas já detectou aonde foi parar o dinheiro que o Santos recebeu por Rodrigo Tabata. As primeiras informações dão conta de que os cerca de R$ 5 milhões que o clube recebeu foram depositados na conta de uma pessoa física (uma mulher). Vou apurar mais a fundo nos próximos dias este assunto para efetivamente saber quem ficou com o bônus desta negociação, já que para os cofres do clube o dinheiro não foi depositado.
Tenho consciência que serei acusado de que o momento é imprópio, mas se o clube que amo, defendo e trabalho gratuítamente foi lesado, eu não me calarei, independente de quem seja - A, B, ou C.
No último dia 23 deste mês, já havia escrito neste mesmo espaço que o presidente Luís Álvaro e seus diretores tentavam descobrir o destino dos R$ 5 milhões que foram pagos pelo Gaziantepspor, da Turquia, quando a equipe negociou Rodrigo Tabata com o Besiktas, no ano passado. O Peixe tinha direito a uma porcentagem.
Já tenho elementos suficientes para esclarecer a Pátria santista sobre o assunto, mas para não ser injusto, estou mantendo contatos com membros da adminstração passada, para que eles possam ter o direito de se manifestar publicamente.
No dia 27 de Novembro o ex-vice presidente do clube, Noberto Moreira da Silva declarou o seguinte sobre o caso: “Já recebemos uma parte, mas ainda falta a outra"
“Temos direito a 50% que é a nossa parte, a outra é do Goiás. Não posso revelar os valores porque existe uma cláusula de confiabilidade, na qual as partes se comprometem a não divulgar. Poderá haver até uma ação contra nós", explicou na oportunidade.
Rodrigo Tabata que foi contratado a peso de ouro pelo Santos em 2006, foi emprestado ao clube também turco Gaziantepspor, com um contrato de empréstimo por dois anos. A opção era de renovação por mais uma temporada, mas o jogador destacou-se e despertou o interesse do Besiktas para a disputa da Liga dos Campeões.
Especula-se que o valor total da negociação tem sido de cerca de 8 milhões de euros
Ademir Quintino
ademirquintino@bol.com.br